sexta-feira, 11 de março de 2011

Escola de Samba ou Publicidade?

Talvez você nunca tenha percebido... Mas repare que o desfile das escolas de samba nada mais é do que a divulgação de uma determinada marca!
Apesar de os anunciantes enfrentarem problemas com o regulamento da liga das escolas de São Paulo e Rio de Janeiro, onde não é permitido mostrar marcas nos desfiles, para proteger os parceiros comerciais da Rede Globo e outras emissoras, as escolas encontram a saída em levar o conceito para a avenida ao invés de expor a marca.
Isso mesmo, ao invés de mostrar o produto / marca em si, o samba enredo remete à lembrança da marca.
Como exemplo, podemos citar um dos cases mais famosos, em 2002 a TAM patrocinou a Salgueiro com o enredo “Asas de um sonho, viajando com a Salgueiro, o orgulho de ser brasileiro”.
O Samba trazia a história da aviação, desde o sonho de Ícaro em voar, até a chegada do tapete vermelho da TAM. Em momento algum, escutava-se ou era visto o nome e logo da companhia.
Mas era nítido que tratava-se da TAM, pois um dos carros trazia o avião branco com detalhes em vermelho, o nome da escola estava escrito com a mesma tipologia do logotipo da TAM, o uniforme das aeromoças e pilotos eram os utilizados pela companhia e o próprio nome do samba enredo, utilizava o antigo slogan da TAM “O orgulho de ser brasileiro”.


Este ano, um dos destaques foi a parceria entre a escola Vila Isabel, onde a Pantene foi a patrocinadora do enredo “Mitos e histórias entrelaçadas pelos fios de cabelo” e quem estava presente? A garota propaganda Pantene - Gisele Bündchen.

Outro exemplo de marca patrocinadora foi a Nestlé, que investiu na escola vencedora do Rio de Janeiro - Beija-Flor - com o enredo “A simplicidade de um Rei”, que retratava a história do Rei Roberto Carlos. A Nestlé investiu cerca de R$ 2 milhões na escola.


Mas como as escolas conseguem este patrocínio? Quem procura quem? De onde vem a ideia?


Segundo o diretor de Marketing da Rosas de Ouro - Renê Rodrigues - as escolas tem diversas possibilidades de desenvolvimento do enredo e, através disto, entram em contato com a agência ou com o próprio cliente e apresentam a proposta. Dessa forma, desenvolvem o enredo de maneira com que a escola possa transportar para o universo do samba, a marca do cliente de maneira envolvente.


Agora, um momento de reflexão, seriam as escolas de samba uma agência disfarçada de publicidade, promovendo a beleza e alegria do Carnaval junto a marca?

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