sexta-feira, 18 de março de 2011

Experiência Concurso EDP University Challenge



Hoje, ao invés de comentar a respeito de uma propaganda, falarei da experiência que tive no projeto EDP University Challange, que atribui um prêmio ao melhor trabalho nas áreas de estratégia e marketing apresentado pelos alunos universitários das principais faculdades do Brasil.
Esta iniciativa visa:
- Permitir aos universitários a realização de projetos próximos da realidade empresarial;
- Promover pesquisa nas áreas de estratégia e marketing;
- Aproximar as empresas da população universitária com foco nas áreas de estratégia e marketing, de forma a identificar talentos para possível colaboração futura. 
Antes de tudo, recebemos um briefing e, a partir deste, tivemos a ideia de criar ações de marketing para institucionalizar a marca e fidelizar a população em relação a EDP.
O projeto foi desenvolvido como forma de divulgar a Energia Eólica (energia captada por meio do vento) e seus benefícios para a população e para o meio ambiente.


Como o projeto funcionou?
Primeiramente, tivemos que fazer nossa inscrição no projeto e enviar o trabalho até a data estipulada. O projeto foi entregue no fim do ano de 2010 e avaliado pela equipe da EDP Brasil e Portugal.
Dentre todos os trabalhos entregues, 34 foram selecionados e tiveram que ser apresentados no dia 15 de março de 2011, em São Paulo no prédio da EDP.

Foram duas apresentações, sendo a primeira de apenas 2 minutos, onde as ideias principais do projeto deveriam ser apresentadas.
Após todos os grupos apresentarem, foram selecionadas as 4 equipes semifinalistas, que tiveram a oportunidade de apresentar novamente o projeto (tudo no mesmo dia) com 7 minutos, explicando mais a fundo a ideia proposta.

Qual a importância de participar de um projeto deste?
Participar deste projeto foi uma experiência incrível, primeiro porque foi possível aprender mais sobre a energia eólica, sobre a EDP, sobre a construção de um projeto de grande porte e acima de tudo, aprender a trabalhar em equipe, aceitando críticas, sugestões e conviver com pessoas de personalidades diferentes.
Além disso, não é possível descrever a sensação de estar “vendendo” a sua ideia para pessoas importantes (diretores de marketing, engenheiros e outras pessoas da EDP Portugal e Brasil) e, ao mesmo tempo, estar competindo com tantas outras pessoas. Há quem diga que deveríamos passar por esta experiência todos os meses.
Pudemos também, observar as ideias das outras pessoas e ampliar o nosso network, o que é fundamental na área de publicidade.

Qual foi o resultado?
Dentre 34 grupos de faculdades como ESPM, FEI, Mackenzie, PUC, USP e outras, ficamos em 2º lugar, perdemos os 15 mil e o estágio de 3 meses na EDP Espanha. Porém, ganhamos conhecimento, contatos e pessoas que analisaram nosso trabalho e agora sabem o que somos capazes de desenvolver.

Veja abaixo as peças criadas para o projeto, como forma de institucionalizar e fidelizar as pessoas em relação a EDP.

Twitter criado para despertar a curiosidade nas pessoas sobre o que seria GIRAMUDA (evento criado por nós para saber qual seria a reação das pessoas em relação a sustentabilidade - promovemos um plantio de mudas de árvores). Esse evento gerou mídia espontânea, a Prefeitura Municipal da cidade o divulgou em seu site.

Mala direta

Anúncio página dupla - Jornal e Revista

Anúncio página dupla - Jornal e Revista

Outdoor

Hotsite

Equipe Desenvolvedora:
Fernanda Mariano
Iuri Moura
Lucas Vieira
Mayara Nunes
Monique Abreu
Mário Gustavo
Mario Moreira

Um comentário: