domingo, 17 de julho de 2011

O que as marcas devem saber sobre o novo consumidor

Muitas pessoas não sabem mas, o dia 15 de julho é dia do homem, a data não tem origem como o dia das mulheres, mas junta-se a membros que vêm ganhando importância no calendário comercial.
O aumento da popularidade deste dia no Brasil, é um dos indicativos de que o shopper masculino mudou. Hoje, este consumidor representa um cliente em potencial para as marcas.
O que antes era desnecessário para o público masculino, hoje ganha outro significado.
Um bom exemplo é o setor de cosméticos. Quando você vai ao supermercado ou à farmácia, o que você encontra? Um monte de produtos específicos para o público masculino, o que antes, não existia.
Ao contrário do que muitos pensam, o mercado de cosméticos, higiene e beleza não se resume somente ao barbear. Está ligado à quebra de paradigmas. Os homens estão cada vez mais vaidosos e preocupados com a estética e saúde.
Ainda que estas mudanças estejam cada vez mais evidentes, poucas são as empresas que exploram o ato de consumo do homem.
Segundo pesquisa da Nielsen, do total de produtos de higiene e beleza consumidos no Brasil, 37% são masculinos.
O desafio é desenvolver produtos apropriados para que o ticket de compras (que hoje é de R$298,00) aumente.
É importante ressaltar os atributos e educar o consumidor sobre o diferencial dos produtos, para que ele vá mais vezes ao ponto de venda.
As transformações do comportamento masculino são uma vantagem para as marcas que estiverem dispostas a entender esse novo homem a fundo e oferecer o que ele quer.
O homem faz o que muitas vezes a mulher não faz, comprar duas ou três unidades do mesmo item de uma só vez, por medo de ficar sem. O homem é muito mais fiel ao produto.
Cabe as marcas mostrar a este consumidor que elas têm o que muitas vezes eles nem imaginassem precisar.

Fonte: Exame

Um comentário:

  1. É verdade, as pessoas precisam cada vez mais estarem atentas ao consumo masculino.
    A primeira vez que apareceu um produto destinado ao homem, que não fosse ligado ao barbear e desodorante, foi com a Albany (eu acho), que criou um sabonete destinado para a pele masculina, na época, foi bem interessante.
    Hoje já temos shampoo, cremes e muitos outros cosméticos destinados ao público masculino, que está cada vez mais vaidoso.

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