segunda-feira, 16 de maio de 2011

Branding Ainda Não é Feito da Maneira Correta no Brasil


Se você começou a trabalhar com marcas, certamente se deparou com um avalanche de termos como, por exemplo, Branding e identidade. Então, vamos entender o que é Branding.
Branding significa “trabalhar a personalidade e fixação da marca”. Trata-se de uma filosofia de trabalho que utiliza conceitos de design, marketing, administração, antropologia, psicologia, arquitetura e propaganda para operar um universo de valores que representem sua empresa para consolidá-la perante seus clientes.
O Branding vai além de fazer com que as pessoas reconheçam seu logotipo ou o nome de um produto; significa criar uma associação emocional entre o cliente e um produto, serviço ou empresa, por meio de uma mensagem que desperte o interesse do consumidor.
Um projeto de branding para uma empresa vai além do design e da identidade visual. Envolve criar personalidade e conteúdo para que a marca faça parte do dia a dia dos consumidores, assim como o melhor amigo de uma pessoa.

Já se fala muito em atitude e propósito de marca. Como se dá a questão da marca como um elemento diferenciador presente no dia a dia das pessoas?
Hoje, o consumidor está exigindo mais coerência e responsabilidade social. As empresas são forçadas a buscar uma coerência maior entre o que elas falam.
O Brasil tem grande potencial para crescer na área de Branding. Estamos em um momento em que é preciso mais prática do que filosofia.
O mercado ainda não entendeu isso. Muitas vezes as empresas brasileiras procuram buscar um projeto gráfico, ao invés de ambicionarem usar o Branding como forma de transformar e definir os negócios.

Já sei o que é Branding, mas que marca já trabalhou com isso?
Além de Apple, Starbucks e Google, o Skype é um exemplo de marca que está se preocupando em transformá-la no sentido de interagir com o consumidor.

Como podemos ver a evolução do Branding no Brasil comparado a outros países?
O Brasil é um país muito aberto à transformações e adotar mudanças.
O mercado ainda está muito focado na parte de negócios e explora pouco o poder do Branding, da criação de uma coisa mais ampla e completa. Vivemos em um momento em que é preciso visualizar esta urgência, a empresa que sair na frente, ganha o mercado.

2 comentários:

  1. O brasil está se adaptando a isto.
    Lembro que quando fiz faculdade, este termo não era dito.
    hoje, sempre falam em Branding, embora muitos ainda não saibam o que é.

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  2. Muito bom.
    Nâo sabia o que era Branding.
    Sou leiga no assunto mas me interesso bastante por publicidade e este blog está me ajudando muito a conhecer um pouco mais sobre isso.

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