sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Publicidade, Propaganda e Marketing. São a mesma coisa?

Quem é que nunca ouviu ou fez as perguntas: “Qual a diferença entre publicidade e propaganda?” “Propaganda e Marketing não são a mesma coisa?”
Apesar de trabalharem em conjunto, estas áreas possuem significados distintos.
A confusão entre os termos publicidade e propaganda, começaram quando as primeiras traduções de livros foram feitas e passaram a entender “advertising” como propaganda.
Mas qual é a diferença entre estas áreas?
O marketing nada mais é, do que um estudo mercadológico. Com foco administrativo sobre a empresa. Ele detecta as necessidades e carências dos consumidores, tranformando-as em produtos e serviços. A publicidade e propaganda são duas áreas de estudo do marketing.
A propaganda pode ser compreendida como uma atividade que visa influenciar o homem. Trata-se da propagação de ideias, sem finalidade comercial. São técnicas utilizadas para promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentado e mantendo clientes. A propaganda é ideológica, sem fins lucrativos, dirigida ao indivíduo e apela para o sentimental (moral, religioso, político, etc.)
Já a publicidade, é uma decorrência da propaganda, também é persuasiva, mas tem objetivo comercial. É nada mais do que a arte de despertar o desejo de compra nas pessoas. A propaganda é paga pelo consumidor, dirigida à massa e apela para as necessidades (conforto, prazer, necessidades de segurança, etc.)
Como você pôde perceber, estas áreas possuem características próprias.
Dizer que é tudo a mesma coisa é um erro e mostra a falta de conhecimento das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário