quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O dia a dia dentro de uma agência de publicidade



Se você quer se aventurar pelo mundo da publicidade, entenda basicamente o dia a dia de uma agência.
  1. O "cliente A" solicita um trabalho publicitário, por exemplo, uma campanha de lançamento para seu novo produto “Colônias bom cheiro”.
  2. O responsável pela área de atendimento conversa com o "cliente A" e colhe informações como: objetivo, verba, período de veiculação, público-alvo, principais características do produto, etc. (o famoso Briefing).
  3. O atendimento libera o Briefing para as áreas de Criação e Mídia. Estes irão desenvolver os temas, anúncios, comerciais e outras peças publicitárias.
  4. De volta ao "cliente A", o atendimento apresenta o raf (rascunho, esboço) da campanha para o cliente e o mesmo faz suas observações, correções e aprovações.
  5. Após aprovado, o setor de criação determina os orçamentos e estimativas de preços junto às gráficas, aos meios de comunicação, produtoras e empresas necessárias. Em seguida, começa a produção das peças.
  6. Se o cliente as aprova, começa a confecção e veiculação (já definidas pela mídia).
  7. Por fim, as peças começam a veicular nos meios de comunicação.
Tudo pronto? A campanha já foi divulgada? Então, é hora de avaliar todo o processo e saber se os objetivos foram alcançados, se o target foi atingido, se a transmissão da mensagem foi correta e qual foi o efeito da campanha sobre o consumidor.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário