terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Já pensou em estudar e trabalhar com publicidade?


Você já pensou em estudar e trabalhar com propaganda, mas não faz ideia de como funciona uma agência de publicidade e quais as suas áreas?
Então, saiba em detalhes.
A agência de publicidade é a organização que desenvolve todas as técnicas da propaganda.
Geralmente, as empresas procuram a agência de publicidade quando querem:
  1. Criar ou modificar a identidade da empresa.
  2. Inserir um produto no mercado (criar a identidade visual do produto e divulgá-lo para as pessoas).
  3. Reposicionar a marca ou produto no mercado.
  4. Fazer o planejamento de marketing das peças criadas.
Em uma agência de publicidade, existem diferentes áreas, sendo algumas delas:
  1. Atendimento - É o elo de comunicação entre o cliente e a agência, traduz tudo o que a criação quer transmitir ao cliente, interpreta o briefing (as informações sobre o cliente, histórico, objetivo, problema de comunicação, verba, tempo da campanha, etc.), participa do brainstorm (tempestade cerebral, reunião com o objetivo de obter o maior número de ideias para solucionar o problema do cliente contido no briefing).
  2. Criação - Responsável pela “Mágica”, é a fase de geração de ideias, temas, layout, imagens, sons e outros elementos que envolvam a comunicação.
No departamento de criação temos:
  • Diretor de criação - supervisiona o trabalho feito pelos demais profissionais. É quem aprova ou não as peças.  Caso algo não saia como planejado, é ele quem deve assumir a responsabilidade.
  • Diretor de arte - raramente trabalha sozinho. Seu trabalho envolve imagens.
  • Redator - trabalha em conjunto com o diretor de arte. Responsável pelos textos da peça.
  • Assistente de criação - é o famoso “mil e uma utilidades”, é subordinado a todos, além de cumprir as tarefas delegadas pelo diretor de arte ou redator, também prepara os arquivos para as gráficas.
  1. Pesquisa e planejamento - planeja a estratégia de marketing do cliente e, quando necessário, contrata serviços de pesquisas para coletar dados sobre a vida de mercado do cliente.
  2. Produção - tem por função cotar preços entre gráficas e demais suprimentos necessários.
  3. Dpto de Mídia - seleciona os veículos de comunicação mais adequados para atingir o público-alvo, buscando a forma mais econômica.
  4. Tráfego - é o famoso “antenado” sabe tudo o que acontece dentro da agência, é quem controla os prazos e mantém o atendimento informado à respeito do andamento de determinado trabalho para o cliente.
Dependendo do porte da agência, o mesmo profissional pode executar duas ou mais funções. Estes profissionais são formados, em sua maioria, em Publicidade e Propaganda, Marketing, Administração de empresas, Webdesign, entre outros cursos.

3 comentários:

  1. Muito legal, poderia ter também como funciona o dia a dia numa agência também!

    ResponderExcluir
  2. Mariana, Parabéns pelo blog, uma idéia mto legal. Eu sou formado em Marketing. Rui Junior

    ResponderExcluir
  3. ótimo post! Curso Direito há três anos, mas confesso que já não vejo charme algum no curso ou na profissão. Sempre considerei a possibilidade de fazer publicidade... esse post ajudou a imaginar como seria. =P. Seu blog é bem interessante.

    ResponderExcluir