quarta-feira, 4 de maio de 2011

Você Sabe o Que é Marketing de Oportunidade?


Após ter publicado o artigo sobre o Casamento Real, algumas pessoas ficaram na dúvida sobre o que vem a ser o Marketing de Oportunidade, então, vamos lá.
O Marketing de Oportunidade se inspira em algum acontecimento que mobiliza a atenção de grande parte das pessoas, ou seja, é a forma que os anunciantes encontram de promover a sua marca em cima de algum acontecimento.
Um bom exemplo de Marketing de Oportunidade foi a Tampax (absorvente interno) que, após boatos de que o Príncipe Charles teria dito à sra. Camila que queria ser o seu Tampax, a Johnson & Jhonson lançou um anúncio dizendo “Tampax, recomendado pela família real”.
Outro exemplo foi a Niely, que após a estréia de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo, estampou nas páginas de esportes dos principais jornais uma homenagem ao craque. O anúncio elogiava os jogadores do time e os adversários.

Por fim, temos uma campanha aproveitando os incidentes envolvendo a partida entre o Botafogo X Náutico (2008) para promover a marca Assolan.


Basta um acontecimento para o Marketing de Oportunidade existir.

4 comentários:

  1. Pela primeira vez um Blog atendeu os meus pedidos.
    Agora entendi o que é marketing e oportunidade.
    Começarei a fazer os meus trabalhos de faculdade pensando nisso. É algo bem original e que realmente chama atenção.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, marketing operacional é mito fácil e muito óbvio.
    Quando você postou sobre o casamento real, eu fui procurar no google o que era e não achei boas definições, mas agora entendi perfeitamente.
    É bem simples e bem original também. Evita bastante plágio de ideias.
    É uma boa forma de pegar carona nos acontecimentos que estão dando Ibope, desde que esse acontecimento seja positivo é claro. Ninguém vai querer associar a sua marca a um acontecimento ruim, que tenha chocado as pessoas de forma negativa.

    ResponderExcluir
  3. O Marketing de Oportunidade é fundamental.
    São poucas as empresas que se aproveitam dos acontecimentos que estão por ai.
    lembro que vi uma vez, mas não sabia que era um marketing de oportunidade, acho que era um anúncio da Super Bonder, que colava as torres gêmeas após o ataque de 11 de setembro.

    ResponderExcluir
  4. O Marketing de Oportunidade é uma ótima oportunidade que as empresas tem para se promoverem a custas dos outros. Pena que poucas pensam nisso.
    Muitas vezes, as empresas não utilizam as oportunidades por falta de tempo, uma campanha que se utiliza do mkt de oportunidade precisa ser rápida, aparecer logo após o ocorrido ou durante.
    Para que a notícia não caia no esquecimento e o anuncio deixe de ser compreendido e original para algo sem sentido e ultrapassado.

    ResponderExcluir